Condicionamento de tráfego na Ponte Internacional do Guadiana
2018-09-03
No âmbito das obras de requalificação da Ponte Internacional do Guadiana, vai ser necessário condicionar o tráfego em ambos os sentidos nesta travessia, entre 3 de setembro e 30 de novembro. No sentido da maximização da segurança dos utentes, atentos à localização e zona de influência dos mesmos, os trabalhos decorrerão com o corte total da circulação automóvel em cada uma das faixas dividido por duas fases (1ª Fase lado sul e 2ª Fase Lado Norte).
Proceder-se-á ao basculamento do tráfego para o lado norte (1x2), faixa norte com dois sentidos, com o seguinte faseamento:
1.ª Fase – Trabalhos na faixa sul (4 semanas, de 03-09-2018 a 15-10-2018)
Desvio do tráfego no sentido Portugal – Espanha: as duas vias existentes neste sentido passarão previamente a uma e esta será desviada para a faixa norte (que acolhe duas vias/dois sentidos);
2.ª Fase – Trabalhos na faixa norte (4 semanas, de 16-10-2018 a 30-11-2018)
Desvio do tráfego no sentido Espanha-Portugal: as duas vias existentes neste sentido passarão previamente a uma e esta será desviada para a faixa sul (que acolhe duas vias/dois sentidos);
Como referido, os condicionamentos serão materializados de forma permanente até ao dia 30 de novembro e estrão devidamente sinalizados no local.
Investimento de 9,3 M €
A IP está a realizar obras de requalificação da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana, que tiveram início em abril deste ano, tem um custo de 9,3 Milhões de euros e um prazo de execução máximo de 525 dias.
No âmbito da empreitada serão realizados, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Pavimentação,
- Tratamento dos Passeios, Guarda-Corpos e Guardas de Segurança,
- Reabilitação do sistema de tirantes e implantação de medidas de segurança para a sua proteção,
- Reparação dos elementos de betão armado;
- Beneficiação e/ou substituição de aparelhos de apoio, juntas e outros elementos de segurança;
- Reabilitação dos sistemas de iluminação e sinalização da área fluvial bem como da Iluminação decorativa da Ponte;
- Reforço e readequação da sinalização rodoviária e implantação de um sistema de sinalização variável;
- Instalação de novos sistemas de Monitorização da Ponte.
A concretização desta obra irá assegurar melhores condições de circulação aos milhares de automobilistas que diariamente cruzam a fronteira.