Ferrovia 2020 - Corredor Internacional Norte
2018-09-06
A 7 de setembro foi realizada uma visita do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, à obra de construção da futura Concordância entre as Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta.
A comitiva foi recebida pelos Vice-Presidentes da IP, Carlos Fernandes e José Serrano Gordo, pelo Diretor de Empreendimentos, José Clemente, e pelos Presidentes das autarquias da Guarda e da Covilhã.
O Diretor de Empreendimentos fez uma explicação dos trabalhos em curso e o Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes, apresentou o Corredor Internacional Norte, nomeadamente a empreitada da Linha da Beira Baixa, Linha da Beira Alta e da Concordância das Beiras.
Esta visita terminou com intervenções do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Primeiro-Ministro.
Estiveram também presentes o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, vários autarcas e deputados e outras entidades.
Apresentação
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Concordância entre as Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta
A Infraestruturas de Portugal iniciou, a 5 de março deste ano, os trabalhos de construção da futura ligação direta entre a Linha da Beira Baixa e a fronteira de Vilar Formoso na Linha da Beira Alta, a qual permitirá um aumento da capacidade da ligação transfronteiriça.
A obra de construção desta nova ligação ferroviária, em via única eletrificada, com 1.500 metros de extensão e que inclui a execução de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz, integra a empreitada também iniciada na mesma data, de modernização do troço entre a Covilhã e Guarda, da Linha da Beira Baixa.
Num investimento total de 77 milhões de euros, a empreitada de modernização atualmente em desenvolvimento compreende os seguintes trabalhos:
- Renovação Integral de 36 km de Via (a IP já executou a renovação em 10 km deste troço entre as cidades da Covilhã e da Guarda);
- Eletrificação total do troço;
- Construção da Ligação LBB-LBA;
- Reabilitação de 6 pontes ferroviárias;
- Remodelação de Estações e Apeadeiros (Maçainhas, Benespera e Barracão);
- Automatização e supressão de Passagens de Nível;
- Construção de sistemas de Drenagem e execução de trabalhos de estabilização de taludes;
- Instalação de Sinalização Eletrónica e Telecomunicações.
A concretização dos trabalhos atualmente em execução, prevista para 2019, permitirá a reabertura à exploração ferroviária do troço com 46 quilómetros, que se encontra encerrado à circulação desde 2009.
Esta obra integra o Ferrovia 2020, Programa de Investimentos Ferroviários.
Informação mais detalhada aqui.