Corredor Internacional Sul

2018-09-05
No dia 5 de setembro o Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, e o Vice-Presidente, Carlos Fernandes, receberam o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, numa visita à obra de Modernização da Linha do Leste, atualmente em curso no troço Elvas – Caia (fronteira).
 
Durante a visita à obra foi realizada uma apresentação da empreitada pelo Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal e pelo Gestor de Empreendimentos do Corredor Internacional Sul, Paulo Tavares. 
 

Corredor Internacional Sul - Modernização Linha do Leste – trabalhos de modernização no troço entre Elvas e Caia (Fronteira)

A Infraestruturas de Portugal iniciou os trabalhos de modernização do troço da Linha do Leste entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha) no passado dia 5 de março.
 
Esta empreitada representa um investimento no valor de 23,2 milhões de euros e engloba, entre outros, os seguintes trabalhos:
  • Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas;
    • Ampliação da estação de Elvas para permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros;
    • Otimização e melhoramento das linhas II, III, IV, V, VI e VII;
    • Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
    • Alteamento das plataformas;
    • Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade para todas as pessoas.
  • Renovação integral da superestrutura de via
  • Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção
  • Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária
  • Construção de maciços de catenária para a eletrificação
  • Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
  • Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das centenárias Pontes Ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.

 

 

 

Corredor Internacional Sul

A empreitada de Modernização do troço Elvas-Caia, com 11 quilómetros de extensão, foi a primeira obra a ter inicio no terreno do futuro Corredor Internacional Sul.
 
Este corredor ferroviário permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines, e a Europa através da fronteira com Espanha em Caia.
 
A concretização deste investimento tem como principais objetivos:
  • A redução do tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia;
  • A utilização de tração elétrica ao longo de todo o trajeto;
  • O aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da Instalação de novo sistema de sinalização e telecomunicações;
  • A redução da sinistralidade rodoviária e ferroviária com a eliminação de passagens de nível;
  • Potenciar a redução da sinistralidade rodoviária com a possível transição do modo rodoviário para o ferroviário no transporte de mercadorias.
  • O aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400 metros para 51 de 750 metros.
  • Preparado para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC, mas apenas quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola europeia.
 
Informação mais detalhada aqui

Financiamento Comunitário