Infraestruturas de Portugal associa-se às comemorações do Centenário do Nascimento de Nelson Mandela
A 18 de julho de 2018 celebra-se o Centenário do Nascimento de Nelson Mandela e o mundo celebra a memória de um dos principais líderes mundiais.
A Infraestruturas de Portugal junta-se à Academia de Líderes Ubuntu – projeto do Instituto Padre António Vieira (IPAV) - que tem em Nelson Mandela um dos seus grandes inspiradores, nas comemorações, nomeadamente na ação de distribuição de postais, que decorrerá nessa data, nas Estações ferroviárias de Sete Rios, Entrecampos, Cais do Sodré e Roma-Areeiro, entre as 07H00 e as 10H00.
Num contexto mundial e europeu marcado pela fragmentação e pelo conflito, seja em torno da crise dos refugiados, da desagregação europeia ou do choque das civilizações, é urgente reforçar a importância das pontes. O mundo precisa, como nunca, de construtores de pontes.
Ao fazer memória da figura de Nelson Mandela, da sua luta pela democracia e a igualdade, pretende-se manter viva a sua herança, promovendo a partilha de experiências, aprendizagens e desafios a enfrentar.
O programa das comemorações do Centenário inclui, entre outras iniciativas, conferências com convidados nacionais e internacionais, nas quais serão abordados os processos de reconciliação em países que já viveram a experiência de justiça transicional (África do Sul, Timor-Leste, Costa do Marfim, Irlanda e Reino Unido) e em países que estão a iniciar este processo (Colômbia, Guiné-Bissau, Tunísia), o exemplo da liderança servidora de Nelson Mandela e a importância da construção de pontes para a paz.
Programa e mais informações aqui.