Concordância de Xabregas
De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestruturas de Portugal para o ano de 2018 e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das obras de arte foram adjudicados trabalhos de reparação no Túnel de Xabregas.
O Túnel de Xabregas, escavado em maciço areno-argiloso e revestido por alvenaria em toda a sua extensão, localiza-se entre os quilómetos 9,837 e 10,040 da Concordância de Xabregas – bifurcação que interliga as linhas do Norte e de Cintura, em Lisboa – e tem um comprimento de 203 metros, sendo a sua construção anterior a 1888.
A intervenção em curso tem por objetivo evitar a degradação das anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a estabilidade estrutural desta obra de arte e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária.
Deste modo a empreitada compreende, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Tratamento de fissura transversal na boca de saída;
- Aplicação de um sistema de pregagens/enfilagens na envolvente da moldura da boca de saída;
- Limpeza do revestimento nos hasteais e abóbada e aplicação de reboco impermeabilizante.
A intervenção, com um investimento associado de 180 mil euros e duração de 120 dias, é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP.
Nota: Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis sendo que destes 90% são centenários, permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção