Portagens eletrónicas

2018-03-28

Durante o período da Páscoa a Infraestruturas de Portugal irá reforçar a informação e auxilio aos turistas, disponibilizando equipas de colaboradores nas praças Easytoll.

Estas equipas de apoio estarão nas Praças Easytoll localizadas junto à fronteira, nas principais vias de “entrada” do país, mais concretamente na A28, adjacente à área de serviço de Viana do Castelo, na A24, junto da fronteira de Vila Verde da Raia, na A25, adjacente à área de serviço de Alto Leomil, e na A22, no Algarve, junto da fronteira de Vila Real de Santo António.

Assim, nos próximos dias, nas praças Easytoll irão estar colaboradores da IP com o objetivo de prestar um maior auxilio, informação e esclarecimento aos turistas que nos visitam sobre o processo de adesão ao Easytoll e de pagamento de portagens eletrónicas.

A ajuda prestada pelas equipas da IP tem-se revelado de especial importância na melhoria da eficiência do processo de adesão e da utilização do sistema de portagens em geral, com evidentes reflexos no aumento da capacidade de resposta e na fluidez de tráfego. 

A época da Páscoa é um período do ano em que milhares de turistas, particularmente espanhóis, visitam o nosso país e em especial através da Via do Infante (A22), sendo a Quinta-feira Santa (feriado em Espanha), o dia de maior afluência.

Na Quinta-feira Santa do ano passado registaram-se perto de 6.000 adesões, sendo que o total de adesões entre quarta-feira e domingo se situou em cerca de 14.800.

Número de Adesões Easytoll Páscoa 2017 (Quarta a Domingo)

  • A22: 5.029
  • A24: 3.559
  • A25: 4.815
  • A28: 1.382
  • Total: 14.785

Portagens Eletrónicas

As principais entradas terrestres em Portugal são servidas por autoestradas em que a cobrança de portagem é exclusivamente eletrónica, realizada através do sistema Multi Lane Free Flow (MLFF). Um sistema inovador e totalmente automatizado, sem necessidade de paragem do veículo na via, permitindo grandes vantagens ao nível da eficiência, comodidade e segurança.

Os automobilistas que circulam com veículos de matrícula estrangeira podem facilmente utilizar as autoestradas nacionais em que a cobrança de portagens é exclusivamente eletrónica, dispondo de diversas soluções para o respetivo pagamento pela utilização destas vias.

Sendo a época da Páscoa um período do ano em que tradicionalmente milhares de turistas visitam Portugal, nomeadamente espanhóis, a Infraestruturas de Portugal adverte para a necessidade de informação prévia sobre as soluções de pagamento de portagem disponíveis para os condutores de veículos com matrícula estrangeira.

Easytoll é a solução preferida dos turistas estrangeiros

O sistema com maior nível de adesão é o Easytoll. Em 2017 o total de adesões a este sistema de pagamento de portagens eletrónicas, criado exclusivamente para os condutores de veículos com matrícula estrangeira, foi de cerca de 458 mil, o que representou um crescimento de 9% face a 2016.

Este total de adesões traduziu-se numa receita superior a 8,8 milhões de euros, obtida em 2017 pelo pagamento de portagens utilizando o sistema Easytoll.

Adesões Easytoll 2017

  • A22: 164.198
  • A24: 100.008
  • A25: 162.638
  • A28: 130.810
  • Total: 457.654

O Easytoll constitui uma solução bastante simples de utilizar que permite aos utilizadores de veículos de matrícula estrangeira (ligeiros e pesados) associar um cartão bancário à matrícula da sua viatura.

No momento da adesão é emitido um talão comprovativo e o cliente fica habilitado para circular livremente, durante um período de 30 dias, em qualquer uma das autoestradas em que a cobrança de portagem é exclusivamente eletrónica, sendo que o pagamento da utilização far-se-á por débito automático na sua conta bancária.

Como referido, nos períodos de maior afluência a IP disponibiliza equipas de colaboradores junto aos pontos de adesão. Todavia, importa salientar que, em todos os equipamentos das praças Easytoll existem dispositivos - canais interativos de voz - que têm como objetivo auxiliar e orientar os clientes no processo de adesão, “guiando-os” através de instruções, em quatro línguas distintas (português, inglês, castelhano e francês), para que saibam a ação a realizar.

O cliente dispõe ainda de um serviço de Call Center 24h/7. Linha de Apoio: +351 212 879 555 (chamadas internacionais), 707 500 501 (chamadas nacionais).

Ao planear a sua estadia no nosso país os turistas podem consultar online, em www.portugaltolls.com todas as informações e esclarecer dúvidas sobre os meios de pagamento de portagens eletrónicas nas autoestradas nacionais.

Outras opções destinadas aos condutores de veículos estrangeiros

De destacar que os turistas espanhóis que nos visitam dispõem já da possibilidade de utilizar os dispositivos eletrónicos de pagamento de portagem que utilizam no seu país, resultado da forte aposta que tem sido desenvolvida na interoperabilidade dos sistemas de cobrança eletrónica de portagens de Portugal e Espanha.

A interoperabilidade permite que os dispositivos “Via T” utilizados no país vizinho possam ser usados sem qualquer necessidade de adaptação, em toda a rede de autoestradas nacionais, inclusive nas vias dedicadas “Via Verde”.

O condutor tem ainda a possibilidade de adquirir um Tollcard, cartão previamente carregado (5/10/20/40€) e com validade de um ano, após ativação através do envio de uma SMS com o código impresso no cartão e a matrícula da viatura, para que seja efetuada a associação. Os saldos ativados serão consumidos em função da utilização. No entanto, o uso deste cartão está limitado às autoestradas com sistema MLFF.

Informação mais detalhada e atualizada em portugaltolls.

As diferentes soluções de pagamento de portagem, disponibilizadas pela Infraestruturas de Portugal, permitem a todos os turistas que visitam Portugal, viajar nas nossas autoestradas com toda a comodidade e segurança, usufruindo ao máximo da sua estadia no nosso país. Qualquer pedido de informação poderá ainda ser dirigido a duvidas.portagens@infraestruturasdeportugal.pt.