IP lidera ranking das empresas que mais investem em Portugal

2017-12-26

A IP lidera o top 10 das organizações que mais investem, na subcategoria serviços, e apresenta também o valor de investimento mais elevado de todas as presentes neste ranking.

"Infraestruturas de Portugal. Manter o pé no acelerador" é o título da notícia do Dinheiro Vivo, sobre as Start Company nacionais que destaca:

"Desce uma posição no ranking em relação ao ano passado, mas continua a bater o recorde de investimento do conjunto das Start Company. A empresa que administra e gere as infraestruturas de transporte portuguesas continua a liderar o top 10 das organizações que mais investem, na subcategoria serviços, e apresenta também o valor de investimento mais elevado de todas as presentes neste ranking.

Este é o segundo ano em que a Infraestruturas de Portugal marca presença na Start Company depois de nascer, em 2015, a partir de duas empresas estatais - REFER e Estradas de Portugal - que se fundiram no âmbito de um processo de reestruturação que decorre até ao final de 2017.

Apesar das mudanças estruturais, a empresa não tirou o pé do acelerador e continuou a investir. Com um ativo total de 27,3 mil milhões, contabilizou uma taxa de investimento acumulada de 1655,9%, contra uma taxa de investimento de 16,6% no mesmo período.

Para garantir que a engrenagem se mantém oleada, e que a capacidade investidora não trava a fundo, a Infraestruturas de Portugal realizou, recentemente, um aumento de capital de 180 milhões de euros, através da emissão de 36 mil novas ações, com o valor nominal de cinco mil euros. Esta não foi, no entanto, a única operação de aumento de capital realizada pela empresa durante este ano, como conforme pode ler-se no relatório de contas consolidado, referente ao primeiro semestre.

De acordo com este relatório, foram realizadas três emissões nos primeiros seis meses do ano - em Fevereiro, em Abril e em Junho - para aumentos no valor de 460, 140 e 100 milhões de euros, respetivamente.

O início do próximo ano traz novos investimentos e a concretização de alguns projetos já previstos e anunciados pela Infraestruturas de Portugal. Exemplo disso será a empreitada para a renovação do troço Valadares - Gaia, na Linha do Norte, com um investimento adjudicado de 4,9 milhões de euros. Este projeto visa melhorar a qualidade, quer da infraestrutura quer dos serviços nesta linha ferroviária.

O conjunto das empresas que compõem o top 10 de investimento, na subcategoria serviços, contabilizam um total de ativo de 30,1 mil milhões de euros, dos quais 90% são detidos pela vencedora, Infraestruturas de Portugal.