Requalificação da EN 117, entre Pendão e Belas, em Sintra, e investimento em Conservação Corrente
No dia 27 de outubro, pelas 11H30, realizou-se uma visita do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, à obra de requalificação da EN 117, entre Pendão e Belas, no concelho de Sintra.
Esta visita contou com intervenções do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e do próprio Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
A obra de requalificação do troço da EN 117, entre Pendão e Belas, teve inicio em abril deste ano e tem um prazo de execução de 12 meses. Uma intervenção no valor de 1,7 milhões de euros, que tem como principal objetivo a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária no concelho de Sintra.
O projeto de execução da obra foi desenvolvido em estreita colaboração com a autarquia de Sintra, e contempla, entre outros, a realização dos seguintes trabalhos:
- Reformulação do traçado, com melhoria das interseções e definição de ilhas separadoras;
- Beneficiação integral do pavimento;
- Reordenação e colocação de Paragens de Transporte Público em locais com visibilidade e dotadas de resguardo de proteção ao peão;
- Criação de percursos Pedonais e percursos Cicláveis;
- Reforço da sinalização, sistemas de retenção e equipamentos de guiamento e balizagem.
- Reformulação do sistema drenagem em toda a extensão da via;
- Colocação de iluminação pública mais eficiente e sustentável promovendo a redução do consumo energético.
A concretização desta intervenção irá criar melhores condições de mobilidade e segurança para os milhares de utilizadores, automobilistas, ciclistas e peões, que diariamente circulam neste troço da EN 117 no concelho de em Sintra.
Neste evento foi ainda apresentado o investimento em Conservação Corrente a executar pela Infraestruturas de Portugal na Rede Rodoviária Nacional para o triénio 2018/2020.