Renovação Integral de Via e Estabilização de Taludes na Linha da Beira Alta e Investimento em intervenções de Manutenção de Catenária, Via e Geotecnia na Rede Ferroviária Nacional

2017-10-29

No dia 28 de outubro de 2017, precisamente 161 anos após a inauguração do caminho-de-ferro em Portugal, o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, visitou a Obra da Reabilitação Integral de Via e Estabilização de Taludes, na Linha da Beira Alta.  

Esta visita contou com intervenções do Vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, do Diretor da Gestão da Rede Ferroviária da Infraestruturas de Portugal, António Viana, e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

A Infraestruturas de Portugal está a desenvolver uma intervenção de renovação integral de via, incluindo a intervenção de drenagem do Túnel de Trezói, no troço entre os quilómetros 58,3 e 65,050 da Linha da Beira Alta.

A obra representa um investimento global de 5,8 milhões de euros, repartidos entre os 3,7 milhões de euros correspondentes ao valor da empreitada e os 2,1 milhões de euros relativos ao custo dos materiais a aplicar.

A intervenção desenvolve-se entre a Bifurcação do Luso e a boca de saída do Túnel de Trezói, concelhos de Mealhada e Mortágua, tem como objetivo a renovação integral da superestrutura de via existente, com a colocação de novos carris, travessas, fixações e balastros, assegurando a integração destes equipamentos no âmbito do projeto de modernização da Linha da Beira Alta.

No Túnel de Trezói, além dos trabalhos a renovação da superestrutura da via, será realizada uma importante intervenção de melhoria do sistema de drenagem, por forma a garantir uma eficiente capacidade de escoamento das águas pluviais.

A empreitada inclui, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição do armamento de via em toda a extensão do troço, inclusive dentro dos túneis;
  • Regularização de barras em todo o troço a intervencionar;
  • Colocação de Aparelhos Carriladores a montante e a jusante de cada ponte (das Várzeas, do Meligioso, de Trezói);
  • Implantação de um dreno central e correção de pendentes nas valetas laterais implantadas no Túnel do Trezói;
  • Implantação de drenos transversais de plataforma na zona do emboquilhamento de entrada do túnel.


No âmbito da estabilização de taludes, são integrados os seguintes trabalhos:

  • Regularização e/ou reperfilamento dos taludes existentes;
  • Consolidação dos taludes através de betão projetado, pregagens ou ancoragens e redes pregadas;
  • Renovação dos sistemas de drenagem.


A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.

No quadro do Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso, através da Linha da Beira Alta, é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.

Dado o carácter estratégico deste corredor, até à concretização deste investimento é fundamental continuar a realizar as ações de manutenção corrente e alguns investimentos, entre os quais se enquadra o que agora tem início, e que, alinhados com os do Plano, são essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infraestrutura de via.

Neste evento foi ainda apresentado o investimento de 126 milhões de euros, em intervenções de Manutenção de Catenária, Via e Geotecnia, para os próximos cinco anos na Rede Ferroviária Nacional.

Para assegurar a conservação das diversas infraestruturas e equipamentos/ativos dos 2.562 quilómetros da Rede Ferroviária Nacional, a Infraestruturas de Portugal dispõe de contratos plurianuais de prestação de serviços nas diversas especialidades. A realização deste trabalho contínuo de manutenção, é reforçado por equipas internas em algumas especialidades.

Para os trabalhos de conservação corrente em curso, a Infraestruturas de Portugal concretizará, até ao final de 2017, mais de 50 milhões de euros em trabalhos de manutenção nas especialidades de Via e Geotecnia, Catenária, Baixa Tensão, Subestações, Passagens de Nível e Estações.

A aposta no desenvolvimento do transporte ferroviário, com um vasto programa de investimentos de modernização, reforça a necessidade da Infraestruturas de Portugal dispor de adequadas estratégias de manutenção que garantam a otimização do ciclo de vida dos ativos e que assegurem uma infraestrutura ferroviária segura, sustentável e que assegure a prestação de um serviço ferroviário de qualidade.