Conclusão de empreitada de estabilização de talude na Linha do Norte
2017-09-01
A Infraestruturas de Portugal concluiu a empreitada de estabilização de talude, entre os quilómetros180,240 e 180,550 (lado direito) da Linha do Norte, concelho de Soure.
Com esta intervenção, que teve um investimento associado de cerca de 220 mil euros, foram repostas as condições de estabilidade do talude de escavação, garantindo as condições de circulação, que no troço se efetua à velocidade máxima de 220 km/h.
A intervenção consistiu na realização dos seguintes trabalhos: levantamento da drenagem existente; escavação para implantação de estruturas de contenção; implantação de muro de gabiões; aterro no tardoz das estruturas de contenção com tratamento superficial do talude e construção de novas drenagens e encaminhamento de águas da crista do talude.
O projeto, bem como a gestão, coordenação e fiscalização da empreitada foram assegurados pelo Centro Operacional de Manutenção Norte, da Direção de Gestão da Rede Ferroviária.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico, particularmente suscetível e vulnerável quando se registam condições climatéricas adversas, estas ações revestem-se de extrema relevância na medida em que contribuem para diminuir eventuais impactos, incrementar as condições de segurança e disponibilidade, e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária no principal eixo ferroviário nacional.