Abertura ao tráfego da nova Variante do Albardão na EN256

2017-07-31

Abriu ao tráfego a Variante do Albardão na EN256, em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora. A cerimónia de inauguração, que contou com a presença  do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, decorreu ao final desta manhã junto à nova Ponte sobre o rio Degébe.

A Variante do Albardão na EN256 representa um investimento de 2,6 milhões de euros, cuja concretização vem assegurar a melhoria das acessibilidades e das condições de segurança rodoviária nesta importante via de ligação na região do Alentejo.

A execução da variante à EN256 na zona da Ponte do Albardão, com uma extensão de 2,7 quilómetros, compreendeu também a construção de uma nova Ponte sobre o Rio Degébe com um comprimento total do tabuleiro de 117,5 metros.

Principais características da obra:

  • O troço da nova Variante tem início no quilómetro 6,1 da atual EN256, e termina próximo do quilómetro 9,2.
  • Com uma extensão total de 2.775 metros, irá encurtar o atual percurso em cerca de 330 metros.
  • Projetado para uma velocidade base de 80 km/h.
  • Possui uma faixa de rodagem com 7 metros de largura, com duas vias de 3.5 metros cada, e bermas direitas com 1,5 metros.
  • A nova travessia sobre o Rio Degébe fica localizada entre os quilómetros 0,6 e 0,7 da nova Variante à EN256.
  • Foram asseguradas as ligações à rede viária existente através da inserção direta da nova variante na EN256 existente e pela construção de novo nó desnivelado, aumentando desta forma a fluidez do traçado nessa zona.
  • De modo a garantir o acesso às propriedades que marginam a nova estrada, que é vedada em todo o seu percurso, foi criada uma rede de caminhos paralelos que restabelecem os caminhos vicinais interferidos.

O antigo traçado da EN256, nomeadamente a curva de acesso à travessia do Rio Degébe, apresentava dificuldades na circulação de veículos pesados.

Com a abertura ao tráfego da Variante à EN256 é assegurada uma melhoria significativa das condições de circulação e acessibilidades ao nível da Segurança Rodoviária.