IP e ADENE assinam Protocolo para a Eficiência Energética

2017-07-16
A Infarestruturas de Portugal (IP) e a Agência para a Energia (ADENE)  assinaram no passado dia 13 de julho um Protocolo de Colaboração para projetos de eficiência energética, numa inicitiva que decorreu na sede da IP e que contou com a presença do  Presidente do Conselho de Administração IP, António Laranjo e do Presidente do Conselho de Administração da ADENE, João Paulo Girbal.
 
​O Protocolo visa a implementação de medidas relacionadas com a promoção da eficiência energética e das energias renováveis, identificando oportunidades de intervenção nos edifícios, viaturas e equipamentos consumidores de energia da IP.
 
A colaboração entre as duas entidades prevê o apoio da ADENE à IP, ao abrigo do Programa ELEnA, no âmbito de um Contrato de assistência técnica celebrado entre a ADENE e o Banco Europeu de Investimento.
 
As atividades a desenvolver contribuirão ainda para a implementação do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (Eco.AP), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros em janeiro deste ano, que prevê uma redução de 30% do consumo energético até 2020.
 
Para a concretização destes objetivos a IP irá identificar oportunidades de financiamento, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020 ou de outros programas nacionais, que permitam financiar o desenvolvimento das medidas identificadas.
 
“Estamos conscientes da complexidade deste desafio para uma empresa com a dimensão da IP, designadamente em termos de ativos, e é, por isso, com enorme satisfação que contamos com o apoio técnico de tão prestigiado organismo do setor, como é a ADENE, que contribuirá para a implementação, com sucesso, da nova Estratégia Energética do Grupo IP”, referiu António Laranjo.
 
No painel de oradores participaram: Teresa Afonso, da IP; Dirceu Santos, da Teixeira Duarte; Fernando Martins, do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética; Dinis Rodrigues, Emanuel Delgado e Paulo Calau da ADENE.