Empreitada de Renovação de Via do Troço Valadares-Gaia, na Linha do Norte
O troço Ovar-Gaia, na Linha do Norte, com cerca de 35 quilómetros, onde circulam em média 190 comboios por dia, não foi ainda objeto de modernização, tendo a infraestrutura de via ultrapassado o seu período de vida útil, situação que compromete os níveis de qualidade e serviço no principal eixo da rede ferroviária nacional.
Tendo em vista o objetivo de modernização do troço e a necessidade de racionalizar o investimento, foram avaliadas diferentes soluções, tendo a opção final recaído pela execução de uma renovação integral da via (RIV), cujo projeto geral se encontra em desenvolvimento, prevendo-se que a intervenção tenha início em agosto de 2017, no sub-troço entre Valadares e Gaia, numa extensão de 4,3 quilómetros.
Neste contexto foi lançado, no dia 7 de abril de 2017, o concurso público para a contratação de empreitada de renovação da superestrutura de via entre os quilómetros 327,400 e 331,700, via A e D da Linha do Norte, de modo a assegurar níveis de qualidade compatíveis com os diferentes serviços de passageiros e mercadorias da Linha do Norte.
O preço base do concurso é de 4.703.484,00 euros, com um prazo de execução de 240 dias de calendário. Ao valor da empreitada somar-se-á o custo dos materiais a fornecer pela Infraestruturas de Portugal na ordem dos 800 mil euros.
Com o presente procedimento é dado o primeiro passo para a modernização do troço Ovar-Gaia, ação inscrita no Plano Ferrovia 2020.
A Linha do Norte integra o Corredor Atlântico, classificado como “core network” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) que tem como objetivo contribuir para o reforço da coesão económica e social da Europa e para o desenvolvimento do respetivo mercado interno, nomeadamente através da ligação das regiões periféricas às regiões centrais da União Europeia.