Estabilização de Talude na Linha do Norte
Foi consignada a empreitada de estabilização de taludes de escavação entre o pontos quilométricos 180,240 e 180,550 (lado direito) da Linha do Norte (concelho de Soure).
A intervenção tem por objetivo estabilizar um talude de escavação onde se registam várias cicatrizes de escorregamentos e ravinamentos provocados por erosão e infiltração de água.
Em consequência, com os assentamentos de terreno, alguns órgãos drenantes existentes na crista do talude, deixaram de estar operacionais, potenciando o agravamento da situação e as condições de instabilidade do mesmo, o que a médio prazo poderia comprometer as condições de circulação que no troço se efetua à velocidade máxima de 220 km/h.
A empreitada, adjudicada à empresa Sociedade de Construções Teodoro Valente, Lda, pelo valor de 217.796,75 euros e um prazo de execução de 90 dias de calendário, prevê os seguintes trabalhos principais:
- Levantamento da drenagem existente;
- Escavação para implantação de estruturas de contenção;
- Implantação de muro de “gabions”;
- Aterro no tardoz das estruturas de contenção com tratamento superficial do talude;
- Construção de novas drenagens e encaminhamento de águas da crista do talude.
O projeto, bem como a gestão, coordenação e fiscalização da empreitada encontram-se a cargo da Infraestrutiras de Portugal.
A obra, embora contígua à via-férrea, desenvolver-se-á sem comprometer a circulação regular de comboios tendo, para tal, sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.