EMPREITADAS DE TRATAMENTO ANTICORROSIVO EM PONTES METÁLICAS

2017-05-05

De acordo com o plano de manutenção de pontes da Infraestruturas de Portugal para o ano de 2017 e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias foram adjudicados os trabalhos de proteção anticorrosiva de quatro pontes metálicas na Linha do Minho.

A empreitada foi adjudicada à empresa SLM, S.A. pelo valor de 892.342,13 euros e um prazo de execução de 210 dias de calendário. A intervenção abrange as pontes do Ave, Cávado, Neiva e Âncora, localizadas nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Viana do Castelo.

Na Ponte do Rio Ave, ao km 24,055, aproveitando os meios de acesso existentes em obra, está ainda prevista a execução de trabalhos de substituição e reforço de peças metálicas danificadas por corrosão, que serão realizados por equipa interna.

Estas ações, da responsabilidade do Departamento de Estruturas Especiais da Direção de Gestão da Rede Ferroviária, revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos das empreitadas será assegurada pela Infraestruturas de Portugal.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 2 358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas - algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico - e que, graças aos esforços de preservação e manutenção, permanecem ao serviço sem limitações.

Na Linha do Minho existem 157 pontes sendo que destas 14 são metálicas.