Investimentos no Alto Minho, Cávado e Ave
Realizou-se nos dias 16 e 17 de março uma visita a alguns concelhos das sub-regiões do Alto Minho, Cávado e Ave, em que foram apresentados os investimentos rodoviários e ferroviários em curso e a realizar naquele território.
O programa da deslocação contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d' Oliveira Martins, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo e do Vice-Presidente, Carlos Fernandes.
Nestas ações estiveram presentes os media nacionais e locais, bem como autarcas, entidades públicas (CCDR -N, Universidades, etc.) e empresas.
Destacam-se os seguintes Acordos de Gestão firmados entre a Infraestruturas de Portugal e as autarquias:
- assinatura de Acordo de Gestão para a construção da Ecopista Guimarães-Fafe;
- lançamento do concurso para a Modernização da Linha do Minho – Troço Viana/Valença, após visita às obras em curso na Linha do Minho;
- assinatura de Acordo de Gestão com a Câmara Municipal de Caminha para a construção da Passagem Inferior Pedonal na Linha do Minho, em Vila Praia de Âncora.
No âmbito do Programa do Governo de Valorização das Áreas Empresariais, foram também assinados Acordos de Gestão entre a IP e as autarquias de Guimarães, Paredes de Coura e Viana do Castelo.
Ecopista Guimarães - Fafe
A 16 de março de 2017 a Infraestruturas de Portugal estabeleceu um contrato de subconcessão com a Câmara Municipal de Guimarães para a exploração da plataforma da Linha de Guimarães entre o Km 59+590 e o Km 71+990, troço atualmente sem exploração ferroviária.
Este troço da Linha de Guimarães está inserido num ambiente paisagístico que promove o contacto com a natureza, onde existe já uma pista de cicloturismo construída pela autarquia de Guimarães.
A ecopista de Guimarães tem uma extensão de cerca de 14 km e integra o Plano Nacional de Ecopistas, conjuntamente com outras oito Ecopistas existentes de norte a sul do país, construídas em canais ferroviários sem exploração.
O Plano Nacional de Ecopistas foi criado em 2001, tendo em vista a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo do País. A implementação do Plano tem sido suportada em acordos contratuais com os municípios que são atravessados por essas linhas e canais desativados.
Eletrificação do troço Viana do Castelo - Valença
A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público para a execução da empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença, num investimento previsto de 23 milhões de euros.
Esta obra, a executar num troço de cerca de 49 Km, engloba:
- instalação de catenária ao longo da via entre Viana do Castelo e Valença;
- alteamento e prolongamento das plataformas de passageiros nas Estações e Apeadeiros;
- execução de estações técnicas em Carreço e Carvalha;
- rebaixamento da via-férrea nos Túneis de Seixas e Gondarém;
- estabilização de taludes, construção de sistemas de drenagem e de estruturas de suporte e contenção;
- impermeabilização dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém.
A empreitada de eletrificação do troço Viana do Castelo – Valença/Fronteira é uma obra complementar à empreitada atualmente a ser executada entre Nine e Viana, ambas inseridas no projeto de modernização da Linha do Minho.
A concretização destas duas empreitadas de requalificação e eletrificação da Linha do Minho, numa extensão de 93 km, dotará a via da capacidade de circulação de comboios de tração elétrica em toda a sua extensão até à fronteira com Espanha, e representa um investimento superior a 80 milhões de euros.
A modernização da Linha do Minho contribuirá para o aumento de eficiência e atratividade do transporte ferroviário em termos de:
- aumento da capacidade quer em número de comboios quer termos do seu comprimento;
- redução dos custos de transporte;
- redução dos tempos de trajeto e
- melhoria das condições de segurança e fiabilidade.
A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização reveste-se de extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país.
Programa de Valorização das Áreas Empresariais
No âmbito deste Programa apresentado pelo Governo em fevereiro, que tem como objetivo reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar a exportações, foram assinados acordos de gestão com as autarquias de Guimarães, Paredes de Coura e Viana do Castelo, para melhoria das ligações rodoviárias:
- Ligação do Parque Empresarial de Formariz (Paredes Coura) à A3;
- Ligação do Parque Empresarial de Lanheses à ER305;
- Via de Acesso ao Avepark em Guimarães - Parque de Ciência e Tecnologia das Taipas (Espaço Industrial Gandra).
Estes eventos ocorreram respetivamente na empresa Fly London, no Avepark e na empresa Eurostyle.