Mais segurança e fiabilidade na Linha da Beira Alta
Ao longo do ano de 2016 a Infraestruturas de Portugal desenvolveu um conjunto de intervenções tendo em vista reparar, corrigir e melhorar a estabilização de taludes na Linha da Beira Alta, nomeadamente aqueles cuja estabilidade havia ficado comprometida em virtude das intempéries que se fizeram sentir.
Este processo foi agora concluído com o términus da empreitada de estabilização de taludes ao ponto quilométrico (PK) 139,060 e 139,570, através da qual se procedeu à retirada de blocos rochosos e arvoredo em todo o talude e aplicação de rede de tripla torsão de modo a impedir a queda e invasão do canal ferroviário.
No âmbito desta intervenção foram igualmente reabilitadas as passagens hidráulicas e efetuado o reperfilamento de linhas de água de modo melhorar as condições de drenagem, preservando a plataforma de via.
De assinalar que a obra, embora contígua à via-férrea, foi desenvolvida sem comprometer a circulação regular de comboios e que com a sua conclusão foi possível suprimir uma limitação de velocidade de 60km/h, num troço com uma extensão de 1 040m, onde a circulação se processava a 90 km/h.
No conjunto, tendo em conta as diferentes ações de estabilização de taludes na Linha da Beira Alta visando corrigir os danos provocados pelo mau tempo, foram investidos mais de 640 mil euros, tendo sido repostas as condições de circulação e, consequentemente, os níveis de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.
De referir, neste domínio, que em resultado destes investimentos, entre fevereiro e dezembro de 2016, foi possível reduzir as limitações de velocidade implementadas, de 16 para 11, e diminuir o possível impacto que delas decorre para a circulação de comboios, de 16 para 6 minutos.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a modernização da Linha da Beira Alta é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
Dada a relevância e o carácter estratégico deste corredor, até à concretização dos investimentos programados no quadro do Plano Ferrovia 2020, e alinhados com estes, torna-se fundamental prosseguir com ações de manutenção corrente e alguns investimentos de renovação, essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infraestrutura de via.
Nesse sentido estão planeadas, para o ano de 2017, diferentes ações de melhoria das condições da infraestrutura na Linha da Beira Alta e tratamento de taludes, com um investimento associado de cerca de sete milhões de euros.