IP lança Concurso Público para a requalificação da EN4
2017-01-13
A Infraestruturas de Portugal vai avançar com a obra de requalificação do troço da EN4 entre a EN118, no Montijo, e a intersecção com a EN10 em Pegões, numa extensão de 25,5 quilómetros.
Uma empreitada, com um preço base estimado em 4,5 milhões de euros, que foi hoje apresentada publicamente numa cerimónia na Câmara Municipal do Montijo, que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Apesar dos regulares trabalhos de manutenção corrente que a IP tem realizado, o atual nível de qualidade do pavimento da EN4 justifica a necessidade de uma requalificação mais profunda.
Os trabalhos a executar desta empreitada agora a concurso envolvem, entre outros, a fresagem e repavimentação de todo o troço, a substituição e readequação da sinalização vertical de código e de orientação e a remarcação da sinalização horizontal, a colocação de novos equipamentos de segurança da estrada como as Guardas de Segurança, onde se incluem os Dispositivos de Proteção para Motociclistas, e a requalificação dos sistemas de drenagem.
Ainda no âmbito da empreitada está igualmente prevista uma intervenção ao nível da preservação ambiental e de segurança rodoviária, com a criação de uma passagem inferior no pontão de S. Romão, de modo a permitir o atravessamento da EN4 e reduzir o perigo de atropelamento de fauna.
A concretização da obra de requalificação da EN4 permitirá uma forte melhoria das condições de segurança e conforto dos milhares de automobilistas que diariamente circulam neste troço e beneficiar diretamente as acessibilidades e mobilidade das populações dos concelhos do Montijo, Alcochete e Palmela.