Conclusão de Empreitada de Estabilização de Talude na Linha do Norte
A Infraestruturas de Portugal concluiu a empreitada de estabilização de talude, reparação de muro e melhoramento do sistema de drenagem, entre o quilómetro 142,700 e o 142,910 da Linha do Norte, no concelho de Ourém, tendo assegurado a gestão, coordenação e fiscalização da obra.
Com esta intervenção, que teve um investimento de cerca de 40 mil euros, foram repostas as condições de estabilidade do talude de escavação - onde se tinham registado dois escorregamentos - tendo sido igualmente reparadas as anomalias existentes no muro de betão armado e melhorado o sistema de drenagem, evitando assim deformações na plataforma de via e eventuais constrangimentos à exploração ferroviária que daqui pudessem advir.
A intervenção consistiu na realização dos seguintes trabalhos:
- limpeza e desmatação do talude;
- execução de máscaras drenantes (geotêxtil + enrocamento);
- reabilitação das zonas degradadas da superfície do paramento do muro e pintura;
- proteção anti-corrosiva das peças da cabeça das ancoragens instrumentadas e limpeza e pintura das caixas de proteção das ancoragens.
Ao quilómetro 142,875, do lado esquerdo da via, procedeu-se ainda à execução de caixas de receção/ligação em betão armado, construção de valeta de dissipação e aplicação de tout-venant no passeio de via.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico, particularmente suscetível e vulnerável quando se registam condições climatéricas adversas, estas ações revestem-se de extrema relevância na medida em que contribuem para diminuir eventuais impactos, incrementar as condições de segurança e disponibilidade, e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária no principal eixo ferroviário nacional.