Infraestruturas de Portugal assina Memorando de Entendimento, com as Autarquias do Porto e de Vila Nova Gaia, para a manutenção da Ponte do Infante

2016-12-30

Inaugurada em março de 2003, a Ponte do Infante foi construída pela empresa Metro do Porto em consequência da ocupação do tabuleiro superior da Ponte D. Luíz I para a instalação do metropolitano que serve a Região do Grande Porto. Nos dias de hoje, esta Ponte necessita de um conjunto de ações de manutenção do tabuleiro rodoviário, de um plano de inspeções periódicas ao nível estrutural e de intervenções que possam garantir a segurança da infraestrutura.

O Memorando de Entendimento assinado hoje, 30 de dezembro, com a presença do Senhor Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e as Câmaras Municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia, vem dar resposta a esta necessidade, prevendo-se, para breve, a integração desta Ponte na jurisdição da IP.

A IP possui conhecimento técnico especializado que permite integrar a Ponte do Infante no seu Sistema de Gestão de Obras de Arte, assegurando assim a monitorização permanente desta infraestrutura.

Com a assinatura deste acordo, as Autarquias ficam responsáveis pela manutenção e conservação do tabuleiro rodoviário. Este acordo vem permitir que a Infraestruturas de Portugal possa, desde já, realizar a monitorização e as inspeções necessárias, antes do processo de transferência de jurisdição ser concretizado.

A Infraestruturas de Portugal gere 7 392 obras de arte, das quais 35 se incluem na classificação de obra de arte especial, por apresentarem conceção muito específica, grandes vãos ou importância estratégica para o desenvolvimento da região. A Ponte do Infante será uma delas.

Assinatura Memorando Entendimento Ponte do Infante