Modernização do Troço Covilhã - Guarda na Linha da Beira Baixa
2016-12-27
Numa cerimónia que decorreu a 27 de dezembro na Estação Ferroviária da Guarda que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, foi apresentada publicamente a empreitada de Eletrificação do Troço Covilhã-Guarda na Linha da Beira Baixa e de construção da Concordância das Beiras, via de ligação entre a Linha da Beira Baixa e a Linha da Beira Alta.
Um projeto inserido no âmbito do Plano de Investimentos Ferrovia 2020 que a Infraestruturas de Portugal está a implementar e cuja concretização irá permitir a reabertura à exploração ferroviária do troço Covilhã - Guarda, encerrado desde 2009.
Esta empreitada de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal estará concluída no primeiro trimestre de 2019, e representa um investimento na ordem dos 65 milhões de euros, sendo que cerca de 85% deste valor poderá ser alvo de cofinanciamento comunitário.
Eletrificação do troço Covilhã - Guarda
O troço da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, com uma extensão de 46 quilómetros, foi encerrado à exploração ferroviária em 2009. O projeto de requalificação agora apresentado compreende a renovação Integral de 36 quilómetros de Via (10 quilómetros foram já alvo de intervenção) a Eletrificação em toda a extensão do troço, a remodelação de Estações e Apeadeiros (Maçainhas, Benespera e Barracão), a execução de sistemas de drenagem e de trabalhos de estabilização de taludes, a instalação de Sinalização Eletrónica e Telecomunicações.
Reforço e reabilitação das Pontes Metálicas Centenárias
No âmbito desta empreitada serão igualmente realizadas intervenções de reabilitação em seis pontes metálicas ferroviárias centenárias:
- Ponte da Carpinteira (1890) - Comprimento total 52 metros e altura máxima 25 metros;
- Ponte do Corge (1891) - Comprimento total 210 metros e altura máxima 33 metros;
- Ponte do Zêzere II (1890) - Comprimento total 121 metros e altura máxima 7 metros;
- Ponte de Macainhas (1890) - Comprimento total 130 metros e altura máxima 18 metros;
- Ponte dos Gogos (1890) - Comprimento total 130 metros e altura máxima 30 metros;
- Ponte da Penha da Barroca (1888) – Comprimento total 121 metros e altura máxima 35 metros.
Reforço das condições de segurança no atravessamento da Linha da Beira Baixa
Tendo como objetivo o reforço das condições de segurança ferroviária, rodoviária e para os peões no atravessamento da Linha da Beira Baixa, serão executados trabalhos de supressão e automatização de Passagens de Nível (PN), designadamente as localizadas no concelho da Guarda:
- Automatização e colocação de meias barreiras na PN ao quilómetro 195,778, de acesso ao Parque Eólico na freguesia de Benespera.
- Automatização e colocação de meias barreiras na PN ao quilómetro 197,221, em Benespera.
- Automatização e colocação de meias barreiras na PN ao quilómetro 203,695, em Ramela.
- Supressão da PN ao 206,960 e construção de construção de Passagem Inferior em Barracão, na freguesia de Panóias,
- Automatização e colocação de meias barreiras na PN ao quilómetro 209,941, em Galegos.
Ainda no âmbito do projeto de requalificação e modernização a Infraestruturas de Portugal irá desenvolver os estudos de avaliação com vista à supressão de duas Passagens de Nível, ambas na freguesia de São Vicente:
- PN ao quilómetro 207,723, da Linha da Beira Alta, localizada junto à Quinta das Bertas, à saída da Estação da Guarda.
- PN ao 210,686, da Linha da Beira Baixa.
Construção da Concordância entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa
Complementarmente e ainda no âmbito deste projeto será construída a denominada Concordância das Beiras, que permitirá fechar a malha constituída pela Linha do Norte, a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa potenciando a dinamização do transporte ferroviário, a ligação a Espanha e as ligações inter-regionais.
Uma via única eletrificada com 1500 metros de extensão, de ligação entre o quilómetro 208,690 da Linha da Beira Baixa e o quilómetro 209,280 da Linha da Beira Alta, na freguesia de Galegos.
A concretização desta via inclui a construção de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz, com uma extensão de 237,8 metros.
Este é mais um investimento inscrito Plano Ferrovia 2020 com vista à modernização da Rede Ferroviária Nacional e cuja execução a Infraestruturas de Portugal tem vindo a implementar com diversos estudos a avançar e várias obras a decorrer no terreno.