Subconcessão da exploração dos Parques de Estacionamento das Estações de Massamá/Barcarena e do Cacém

2016-09-19
Numa cerimónia realizada hoje dia 19 de setembro a IP, através da IP Património subconcessionou à Câmara Municipal de Sintra, a exploração dos Parques de Estacionamento sob domínio público ferroviário, que servem as estações ferroviárias de Massamá/Barcarena e do Cacém na Linha de Sintra.
 
Os dois Parques de Estacionamento dispõem de uma capacidade total de 940 lugares (Cacém – 305 lugares para automóveis ligeiros; Barcarena/Massamá – 585 lugares para automóveis ligeiros e 50 lugares para motos) e funcionarão 24 horas por dia, todos os dias do ano e com vigilância permanente.
 
O contrato é válido por um período de oito anos, e segue-se ao já existente com a autarquia de Sintra que compreende a exploração dos Parques de Estacionamento que servem as Estações Ferroviárias de Queluz/Belas, Monte Abraão, Rio de Mouro, Mercês, Portela de Sintra e Mira Sintra/Meleças.
 
A colaboração entre a IP Património e a Câmara Municipal de Sintra congrega o interesse comum das duas entidades em que que as estações e apeadeiros da Linha de Sintra se constituam como equipamentos ao serviço da população, oferecendo adequados níveis de conforto e qualidade e devidamente integrados no meio envolvente.
 
A celebração deste contrato, precisamente no decorrer na Semana Europeia da Mobilidade, assenta na vontade das duas partes na promoção da utilização dos transportes públicos, em particular do caminho-de-ferro, através da criação de mais e melhores condições de estacionamento para os milhares de pessoas que diariamente utilizam a Linha de Sintra.