Empreitada de Reparação - Túnel do Saião

2016-08-12

De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestruturas de Portugal (IP) para o ano de 2016 e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança foram adjudicados trabalhos de reparação no Túnel do Saião, ao km 169,232 da Linha do Douro (concelho de Vila Nova de Foz Côa).

A intervenção tem por objetivo evitar a degradação das anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a estabilidade estrutural do sustimento e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária.

Nesse sentido, a empreitada visa a reparação dos hasteais e da abóbada no interior do Túnel do Saião e prevê, nomeadamente, a execução dos seguintes trabalhos:

  • Alargamento e refechamento das juntas de alvenaria em granito da abóbada com erosão profunda;
  • Reparação e reforço estrutural do revestimento dos hasteais, em alvenaria de xisto com erosão profunda;
  • Reparação dos blocos partidos de granito da abóbada, fissurados e com erosão;
  • Drenagem transversal do maciço em zonas da abóbada.

A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnasol FGE pelo valor de 159.920,64 euros e um prazo de execução de 150 dias de calendário. 

Esta ação reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes naturais e da circulação ferroviária.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia.

O Túnel do Saião,  construído em 1887, é integralmente revestido, nos hasteias em xisto e na abóbada em granito, e é um dos 23 túneis da Linha do Douro, sendo o quarto maior em extensão com um comprimento de 753m.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis sendo que destes 90% são centenários permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção.