Infraestruturas de Portugal inicia obra de construção da Variante do Albardão

2016-08-05

​Foi assinado a 5 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o Auto de Consignação da empreitada de Construção da Variante do Albardão, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins e pelo Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.

Uma obra no valor de 2,6 milhões de euros que inclui a construção de um novo troço rodoviário com cerca de 2,8 km e a execução de uma nova Ponte sobre o rio Degebe.

A assinatura do auto de consignação por parte da IP e a empresa Construções Pragosa, marca o arranque de uma obra há muito ansiada não só pela população local mas por toda a região do interior alentejano.

A EN256 é a principal ligação rodoviária entre as cidades de Évora e Reguengos de Monsaraz onde se regista um tráfego médio diário de 3.900 veículos.

A futura Variante à EN256 inicia-se ao km 6,1 e termina junto ao km 9,2 da atual EN256, permitindo encurtar o atual percurso em cerca de 830 m através de um traçado menos sinuoso constituindo uma alternativa mais direta, segura e de maior qualidade, capaz de corresponder aos atuais níveis de utilização.

No âmbito da empreitada que agora tem inicio, será executada uma nova Ponte sobre o rio Degebe, substituindo a atual travessia em alvenaria construída no inicio do século XX, que pelas suas características geométricas, possuindo um tabuleiro com somente 4 m de largura, constitui uma constrangimento à circulação rodoviária.

A nova Ponte sobre o rio Degebe terá uma extensão total de 117 m e largura de 12 m, possibilitando assim a disponibilização de uma faixa de rodagem com 7 m de largura, bermas de 1,5 m e passeios em ambos os lados, permitindo a sua utilização pedonal.

Com um prazo de execução de 300 dias, a entrada em serviço da Variante à EN256 e nova Ponte sobre o rio Degebe irá garantir a eliminação dos atuais constrangimentos à circulação através de uma alternativa mais segura e eficiente, potenciadora do desenvolvimento socioeconómico da região e com elevados níveis de qualidade ao serviço das populações.