Reforço da segurança de circulação na Linha da Beira Alta
2016-07-26
Foi consignada a empreitada de estabilização de talude ao quilometro 133 da Linha da Beira Alta (concelho de Mangualde).
Esta intervenção tem por objetivo estabilizar o talude e repor as normais condições de circulação, comprometidas pelo deslizamento de terras devido às intempéries no início do ano, que afetaram vários pontos da rede ferroviária, e que neste local provocaram o descarrilamento de um comboio regional obrigando, como medida cautelar, à implementação de uma limitação de velocidade de 30km/h.
A empreitada com um ionvestimento associado de cerca 265 mil euros e com um prazo de execução de 90 dias, contempla os seguintes trabalhos:
- A escavação em patamar para reperfilamento e estabilização do talude;
- A implementação no sopé do talude de um muro de sustentação em gabions;
- A execução de drenagens de recolha e encaminhamento de águas pluviais;
- A substituição de travessas danificadas com o descarrilamento e consequente substituição do carril e balastro na zona.
Embora contígua à via férrea, a obra desenvolver-se-á sem comprometer a circulação regular de comboios, tendo sido desenvolvido um plano de trabalhos e medidas de segurança para compatibilizar a exploração ferroviária e a realização da intervenção.
O projeto foi desenvolvido pela IP Engenharia, sendo a gestão, coordenação e fiscalização da obra assegurada pela Infraestruturas de Portugal.
Atendendo aos riscos naturais inerentes aos taludes (elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via férrea) e suportada num acompanhamento e monitorizações permanentes, a IP tem previsto desenvolver em 2016, na Linha da Beira Alta, três outras empreitadas de estabilização de taludes, procurando corrigir sinais de instabilidade e minorar os fatores de risco que lhes estão intrinsecamente associados.
Com estas intervenções serão beneficiadas as condições de segurança e, consequentemente, a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.