#PontesMandela

2016-07-15

No dia 18 de julho, dia do nascimento de Nelson Mandela, celebra-se em todo o mundo o “Mandela Day” sob o lema “Make every day a Mandela day”.

Entre muitas outras atividades, tradicionalmente nesse dia organizam-se “67 gestos por um mundo melhor”, em memória do número de anos que Mandela lutou pela sua liberdade e do seu povo.

Este ano a Infraestruturas de Portugal associa-se à Academia Ubuntu para celebrar o dia Mandela com a ação “Pontes Mandela”. Num contexto mundial e europeu marcado pela fragmentação e pelo conflito, seja em torno da crise dos refugiados, da desagregação europeia ou do choque de civilizações, urge reforçar a importância das pontes.  Mandela distinguiu-se pela capacidade ímpar de construir pontes na África do Sul na fase final do apartheid e nos tempos que sucederam a esse momento de viragem. A sua herança para o mundo é, também, esse apelo à construção de pontes entre nós.

Para celebrar simbolicamente este dia irão ser sinalizadas pontes e viadutos, onde se inclui a Ponte 25 de Abril, que este ano comemora 50 anos.

Será a Ponte 25 de Abril o local principal da celebração. Pelas 11h00 da manhã de 18 de julho, junto aos pilares da Ponte, em Alcântara, serão desenvolvidas ações simbólicas das “Pontes Mandela”, com a presença de membros da Academia e convidados, onde se inclui a Infraestruturas de Portugal.

Será ainda promovida a distribuição de postais em diversos locais da cidade de Lisboa, nomeadamente nas Estações ferroviárias de Cais do Sodré, Sete Rios, Entrecampos e Roma Areeiro. Nestas Estações estarão ainda painéis alusivos ao tema.

Dia Mandela