Portagens electrónicas / Peajes electrónicos
2016-07-06
As principais entradas terrestres em Portugal são servidas por autoestradas, nomeadamente a A22 (Via do Infante), no Algarve, a partir da fronteira junto a Vila Real de Santo António; a A25, na Guarda, a partir da fronteira em Vilar Formoso e a A24, junto da fronteira de Vila Verde da Raia. Estas autoestradas fazem a cobrança de portagem através do sistema Multi Lane Free Flow (MLFF), ou seja, a cobrança é exclusivamente eletrónica, permitindo grandes vantagens ao nível da eficiência, comodidade e segurança.
A grande maioria dos emigrantes, no regresso a Portugal para o gozo de férias, bem como muitos dos turistas que nos visitam, optam por viajar de carro, conduzindo veículos com matrículas dos países de origem.
Deste modo, podem facilmente utilizar as autoestradas nacionais em que a cobrança de portagens é exclusivamente eletrónica, dispondo, para tal, de diversas soluções para efetuar o pagamento pela utilização destas vias. O mais importante é obter informação prévia sobre as soluções de pagamento disponíveis.
Uma das soluções mais simples, cómoda e segura é aderir ao sistema Easytoll (ver imagem anterior).
Realça-se ainda que os dispositivos eletrónicos espanhóis Via-T são válidos em toda a rede nacional de autoestradas (incluindo nas vias dedicadas Via Verde), não sendo necessário nesse caso qualquer adesão adicional.
Consulte aqui todas as informações sobre o pagamento de portagens eletrónicas nas autoestradas nacionais
IP reforça a ajuda e informação aos emigrantes
Nos períodos de maior afluência de turismo, a Infraestruturas de Portugal, S.A. reforça os meios junto aos postos de adesão, com o objetivo de prestar maior auxílio a quem nos visita utilizando as autoestradas portuguesas.
As quatro praças Easytoll (localizadas na A22, A24, A25 e A28) terão colaboradores da IP junto aos pontos de adesão no sentido de ajudar os clientes a uma rápida adesão ao sistema de pagamento, garantindo-se as adequadas condições de circulação e fluidez do tráfego nas praças de portagem.
O apoio estará disponível de 8 de julho a 4 de setembro, entre as 08h00 e as 20h00 (à exceção da A28, onde o apoio é prestado de sexta-feira a domingo).
Outro dos serviços disponíveis será o Call Center - 707 500 501 (opção 3/ números de telefone nacionais) ou 00351 212 879 555 (números de telefone estrangeiros) - que funciona 24h/7dias e encontra-se igualmente preparado para esclarecer, na hora, qualquer dúvida existente.