IP reforça condições de segurança em Passagem de Nível

2016-06-09

Resultado da estratégia desenvolvida pela empresa no domínio das passagens de nível (PN), que tem como principal objetivo a contínua redução da sinistralidade, a Infraestruturas de Portugal tem complementado as ações de supressão, automatização e mitigação do risco com campanhas pedagógicas e de sensibilização.

Num compromisso firme com a segurança, e como forma de assinalar esta data, foi concluído o processo de automatização do atravessamento de nível da Estação de Riachos, ao quilómetro 102,010 da Linha do Norte, com a instalação de sistema automático de aviso de comboios, dotado de sinalização luminosa e acústica.
Esta ação dá resposta aos anseios dos utilizadores de reforço as condições de segurança deste atravessamento, tragicamente marcado por um acidente grave registado precisamente no dia 9 de junho de 2010.

 

Supressão de 1530 Passagens de Nível nos últimos 15 anos

Atualmente existem 856 Passagens de Nível na rede ferroviária nacional, menos 251 que em 2010 e menos 1530 que em 1999.

Também ao nível da melhoria das condições de segurança no atravessamento, saliente-se que do total das 856 PN existentes atualmente, 461 (54% do total) dispõem hoje de proteção ativa, conseguida através do guarnecimento humano ou por existência de sinalização automática – barreiras, sinalização sonora e luminosa – quando em 1999, das 2494 PN, apenas 26% dispunham desta proteção.

Fruto deste continuado trabalho de mitigação do risco, que envolve também as diversas campanhas de sensibilização entretanto desenvolvidas, verifica-se uma forte redução na sinistralidade, tendo em 2015 ocorrido um total de 17 acidentes (13 colisões e três colhidas).

Um número que importa continuar a trabalhar no sentido de conseguir reduzir, no entanto bastante melhor que os 154 acidentes registados em 1999, os quais infelizmente, originaram um total de 26 mortos.

Desde o início deste ano já se registaram 7 acidentes em Passagens de Nível, todos eles em PN dotadas de proteção ativa, o que denota, por um lado, o desrespeito pela sinalização existente, e por outro, a necessidade de reforço das ações de sensibilização junto dos cidadãos alertando para a necessidade de adotar comportamentos de segurança no atravessamento das PN.

Neste sentido, a Infraestruturas de Portugal, dando seguimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos continuará a apostar em campanhas de sensibilização e iniciativas de alerta para a problemática, nomeadamente, associando-se à iniciativas promovidas no âmbito do “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível”, que este ano se celebra no dia 10 de junho.