IP lança Concurso Público Internacional para a eletrificação do troço Nine – Viana do Castelo

2016-02-29

O Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal aprovou o lançamento da empreitada de eletrificação da Linha do Minho, no troço entre Nine e Viana do Castelo, com um valor base de concurso de 21,5 milhões de euros.

A obra a concurso insere-se no âmbito do projeto de modernização da Linha do Minho e contempla a eletrificação do troço Nine (exclusive)/Viana do Castelo (inclusive), numa extensão total de 43,6 quilómetros, a execução de estações técnicas e de trabalhos de adequação e melhoria das condições de exploração. O prazo de execução desta intervenção é de 18 meses.

Atualmente esta é uma linha de via única não eletrificada, que regista elevado fluxo de circulação inserida em ambiente predominantemente rural mas também com zonas de características urbanas com grande densidade populacional, nomeadamente na proximidade de estacões e apeadeiros. A velocidade máxima tabelada no troço é de 120 km/h.

Este é o primeiro Concurso Público a ser lançado no âmbito dos projetos de Investimentos Ferroviários aprovados pelo Governo e que foram apresentados recentemente pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na sede da IP.

A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização reveste-se de extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país.