IP restaura azulejos da Estação de Caminha

2015-10-16
A Infraestruturas de Portugal está a realizar trabalhos de restauro dos azulejos da Estação de Caminha, que engloba todos os painéis do edifício de passageiros. 
 
A Estação de Caminha, inserida numa zona de elevado valor patrimonial e cultural classificado como Conjunto de Interesse Público, tem as suas paredes parcialmente revestidas com azulejos, valorizando-a estética, histórico e culturalmente.
 
O conjunto de azulejos que está a ser alvo de intervenção é composto por 4200 azulejos, 2600 divididos por 20 painéis figurativos e 1600 do tipo padrão.
 
Os painéis figurativos foram produzidos na Fábrica Sant ‘Anna (Lisboa) em 1930, sendo a pintura da autoria de Gilberto Renda, retratando costumes, paisagens, monumentos, atividades típicas da região.
 
Elemento decorativo presente na maioria das estações ferroviárias, o azulejo tem merecido especial atenção por parte da IP não só no que diz respeito à sua salvaguarda e preservação, mas também na sua recuperação e qualificação, contribuindo assim para a valorização do património e imagem da empresa.