IP apoia campanha da APSI
2015-09-14
A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) lança a 14 de setembro uma campanha nacional de sensibilização para a prevenção dos atropelamentos de crianças e jovens, dirigida aos condutores e que conta com o apoio da Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo dados da ANSR, todas as semanas mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridos na sequência de um atropelamento, o que representa 32% da totalidade dos acidentes em ambiente rodoviário, nestas faixas etárias. A maioria destes atropelamentos acontece entre os 10 e os 14 anos em zonas residenciais e durante os percursos casa-escola.
Esta campanha pretende sensibilizar todas os condutores para a especial vulnerabilidade das crianças enquanto peões e para a necessidade de alterarem os comportamentos que aumentam o risco de atropelamento nestas idades – como a velocidade excessiva, o estacionamento em cima de passadeiras ou passeios e a paragem em 2ª fila.
A campanha decorrerá de 14 de setembro a 4 de outubro, contará com um conjunto de indicativas em especial junto de estabelecimentos de ensino, escolas de condução e centros de inspeção automóvel de todo o país, que se associaram à campanha.
A IP, enquanto entidade gestora da rede rodoviária nacional, tem investido fortemente na melhoria das condições de segurança e circulação das vias sob sua jurisdição.