Workshop “Sistemas de Estradas Elétricas – uma solução para o futuro?"
Realizou-se no dia 17 de abril no auditório 1 da Sede da Infraestruturas de Portugal o Workshop “Sistemas de Estradas Elétricas – uma solução para o futuro?", da responsabilidade da Comissão Nacional Permanente dos Congressos da Estrada da World Road Association (PIARC) em parceria com a IP.
O PIARC é um fórum internacional criado em 1909 que conta com 122 países membros, cujo objetivo é discutir todos os aspetos relacionados com as redes rodoviárias, assim como promover o debate das políticas e tendências do setor.
O Estudo realizado em 2018 denominado "Sistemas de Estradas Elétricas – uma solução para o futuro?" fez o levantamento de todos os sistemas que permitem carregamento elétrico de veículos em circulação – sob a forma de catenária, de carril ou por indução magnética – e a sua análise e comparação entre si, tendo o workshop realizado em Portugal visado divulgar as principais conclusões e resultados do Estudo.
O enquadramento do tema no âmbito da promoção da mobilidade elétrica e da descarbonização do setor dos transportes esteve a cargo do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.
Miguel Caso Florez, Diretor Técnico da PIARC, expôs os principais aspetos técnicos do estudo realizado, bem como os principais desafios e oportunidades que se colocam para os sistemas de estradas elétricas.
O Diretor Científico Adjunto do Instituto Francês de Ciências e Tecnologias de Transporte, Planeamento e Redes, Bernard Jacob, defendeu o potencial dos sistemas de estradas elétricas na descarbonização do transporte rodoviário de mercadorias.
Pelo lado dos fornecedores de soluções de tecnologia e equipamentos, a Alstom apresentou o sistema designado por APS - Alimentation Par le Sol, que consiste num sistema de alimentação por carril, uma solução adaptada a partir de sistemas ferroviários ligeiros e a Siemens deu a conhecer o sistema que desenvolveu - eHighway, destinado a veículos pesados de mercadorias, e que consiste na eletrificação através de catenária.
Na mesa redonda participaram não só os oradores como os restantes membros da equipa de supervisão do referido Estudo, incluindo a gestora da Unidade de Pavimentação da IP, Eugénia Correia, que abordou os principais desafios para a Empresa na implementação de um sistema rodoviário elétrico nas estradas sob sua jurisdição, com destaque para as questões de segurança rodoviária.
O encerramento dos trabalhos esteve a cargo do Presidente do Conselho Diretivo do IMT e Presidente da Comissão Nacional Permanente dos Congressos da Estrada (CNPCE) da PIARC, Eduardo Feio.