Ver a lua a partir da Ponte 25 de Abril

2018-09-27

O primeiro aniversário da Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril é celebrado no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, com a abertura deste miradouro transparente até à meia-noite.

No Dia Mundial do Turismo, os visitantes podem ter uma experiência única a partir do miradouro localizado no tabuleiro ferroviário da Ponte 25 de Abril: ver a lua, o rio Tejo e as suas duas margens à noite. Uma oportunidade exclusiva, uma vez que, nos restantes dias do ano, a Experiência Pilar 7 encerra às 20h00. Há ainda a oferta de compra de dois bilhetes pelo preço de um.

A ideia de proporcionar ao público a experimentação da Ponte 25 de Abril nasceu em 2013, no decurso da empreitada de conservação e reparação da Ponte, da responsabilidade da EP - Estradas de Portugal (hoje Infraestruturas de Portugal), quando os trabalhos chegaram ao Pilar 7.

 

Mais informação:

HORÁRIOS

Dia 27 de setembro, das 10:00 às 00:00

Aberto todos os dias, encerra apenas a 25 de dezembro.

De maio a setembro, das 10:00 às 20:00

De outubro a abril, das 10:00 às 18:00

 

BILHETES

Normal: 6 euros

Estudantes, >65 anos ou grupos de 10 ou mais pessoas: 4 euros (por pessoa)

Crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card: gratuito

Dia 27 de setembro: Na compra de um bilhete oferta de outro

 

EXPERIÊNCIA DE REALIDADE VIRTUAL

Normal: 1,5 euros

Crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card: gratuito

A Experiência

A Experiência Pilar 7 está localizada na Avenida da Índia, em Alcântara, e desde a sua abertura já foi visitada por cerca de 87 mil pessoas, de 51 nacionalidades diferentes, oriundas de quatro continentes.

Através da experiência sensorial vivida no interior do pilar 7 da Ponte 25 Abril é feita uma viagem pela história e técnicas de construção desta obra nacional, terminando na ascensão através de um elevador até ao miradouro feito parcialmente em vidro, tanto no chão como nas laterais. Aqui, os visitantes têm uma visão inédita sobre o Rio Tejo e as suas duas margens, em particular Belém e Almada.

No piso 0, na sala dedicada à Realidade Virtual é dada a oportunidade de conhecer espaços inacessíveis, como o ponto mais alto dos pilares daquela que é considerada uma das pontes mais bonitas da Europa. Nesta experiência imersiva, um filme em 3D, faz-se o circuito do trabalho diário dos técnicos de manutenção da ponte da IP e fica-se a conhecer qual a sensação de estar no ponto mais alto da mesma e de andar sobre os cabos que ligam os seus pilares.

 

Pilar 7

O Pilar 7 é um dos principais pilares da Ponte, porque na sua base recebe a amarração dos cabos da estrutura suspensa da margem norte do rio Tejo, e o único pilar que constitui ponto de encontro da ponte metálica e do viaduto em betão armado. Distingue-se também, em termos espaciais e funcionais, por ser constituído por três maciços de amarração, que permitem, pela sua volumetria, forma e disposição no espaço, percursos exteriores dinâmicos, com perspetivas visuais singulares.

Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Infraestruturas de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Turismo de Lisboa e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

A gestão do equipamento encontra-se a cargo da Associação Turismo de Lisboa.

Mais informação