Terminal de Mercadorias de Leixões

2019-10-07
A IP deu início à empreitada de alargamento e beneficiação da zona de parqueamento do Terminal de Mercadorias de Leixões, local onde são executadas todas as atividades de carga, descarga e armazenamento provisório de contentores movimentados através da Linha de Leixões.
 
A intervenção em curso visa melhorar as condições de operação neste terminal, designadamente através da melhoria do pavimento, sujeito a cargas elevadas e movimentação de maquinaria pesada.
 
A obra permitirá também alargar a atual área de parqueamento, garantindo uma maior capacidade de armazenamento, respondendo assim à crescente procura do mercado neste tipo de movimentação de transporte de mercadorias em contentores.
 
A empreitada, com um investimento de cerca 250 mil euros, permitirá aumentar a capacidade e operacionalidade da infraestrutura e potenciar o transporte ferroviário de mercadorias, bem como garantir uma maior facilidade nas operações do Terminal de Leixões, onde em 2018, foram recebidos/expedidos 1.850 comboios e 53 mil camiões, englobando um total de 52 mil contentores, o que corresponde a 84 mil TEU.
 
Esta obra inscreve-se no conjunto de investimentos previstos para a rede ferroviária nacional que visam o fomento do transporte de mercadorias e das exportações, sendo de referir que já em 2019, neste terminal, foram executados trabalhos relevantes de reabilitação das linhas de apoio no valor de 690 mil euros.
 

Terminal de Mercadorias de Leixões