Requalificação na EN125
Foram concluídas as obras de plena via previstas executar na EN125 e no IC4, designadamente nos lanços ER125 - Lagos/Nó do IC4; IC4 - Nó da A22/Faro; EN125 - Faro/Olhão; EN125 - Nó de Faro/EN2, subconcessionadas à RAL – Rotas do Algarve Litoral, ficando assim assegurada a fluidez de circulação do elevado volume de tráfego que é característico nas estradas algarvias nesta época de verão.
Com estas intervenções, conjuntamente com a conclusão da requalificação que já tinha sido efetuada no troço da EN125- Vila do Bispo/Lagos, e com a construção das novas variantes à EN125, designadamente Variante a Lagos, Variante a Faro, Variante de S. Lourenço/Troto, que entraram em serviço em 1 de julho de 2015, 17 de agosto de 2015 e 29 de junho de 2016, respetivamente, fica praticamente cumprida a intervenção prevista nos 110 km de via e os 85 milhões de euros de investimento previsto na melhoria das acessibilidades, condições de segurança e qualidade de serviço daquela rede viária.
A execução da Rotunda Figueira 2; da Rotunda Montes de Alvor; da Rotunda Hotel; da Rotunda Escola Internacional e da Rotunda Pera será retomada após o Verão por forma a não interferir com a circulação automóvel.
Esta situação resultou de diversos fatores como a necessidade de intervenção nos Serviços afetados a executar pelas entidades responsáveis, a readequação de projeto, posse administrativa de parcelas que ainda estão pendentes, ou, como se verifica na Rotunda da Escola Internacional, pela descoberta de vestígios arqueológicos cuja importância está nesta altura em avaliação.