Requalificação do IC1 | Alcácer do Sal - Grândola
A Infraestruturas de Portugal consignou a 12 de setembro a empreitada para requalificação do IC1, entre a interseção com a EN120, em Alcácer, e com o IC33, em Grândola, numa extensão de quase 16 quilómetros.
O Presidente da IP, António Laranjo, deu as boas-vindas na sessão e apresentou a obra a realizar, cujo auto de consignação foi assinado com a Construções J.J.R & Filhos, S.A.
Seguiram-se intervenções dos Presidentes das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Vítor Proença e de Grândola, António Figueira Mendes, e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
De acordo com o Plano Rodoviário Nacional, os itinerários complementares integram a rede rodoviária nacional como estradas da rede nacional complementar que “(…) estabelecem as ligações de maior interesse regional, bem como as principais vias envolventes e de acesso nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto” (Decreto-lei n.º 222/98, de 17 de julho).
O IC1 desenvolve-se entre Valença e Guia, no concelho de Albufeira, atravessando longitudinalmente o país. O lanço do IC1, entre Alcácer e Grândola, estava integrado na Subconcessão do Baixo Alentejo (SPER – Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária SA), tendo sido transferido para a jurisdição direta da IP em abril de 2017.
Nessa data, este troço sofreu de imediato uma intervenção que visou a correção pontual de patologias, até se dar início à empreitada de requalificação hoje consignada.
Perante um Tráfego Médio Diário Anual (TMDA) de cerca de 9600 veículos/dia, a concretização desta intervenção, que representa um investimento de mais de 4,6 milhões de euros e tem um prazo de execução de 270 dias, irá assegurar um importante reforço das condições de segurança e de conforto aos milhares de condutores que diariamente circulam no IC1, neste troço.
O aspeto mais relevante da empreitada é a reabilitação estrutural do pavimento, rondando 70% do valor global da obra.
Os trabalhos incluem, ainda:
- Requalificação dos sistemas de drenagem (limpeza, regularização e reperfilamento, incluindo novas passagens hidráulicas);
- Colocação de novas marcações rodoviárias horizontais e substituição e adaptação da sinalização vertical, bem como instalação de novos equipamentos de segurança, incluindo semafóricos, para acalmia do tráfego no atravessamento dos aglomerados populacionais;
- Integração paisagística, incluindo colocação de cortinas anti-raízes;
- Melhoria das gares de paragem de autocarros;
- Novo Canal Técnico Rodoviário.
Em termos de condicionamento, e de acordo com os elementos previstos para a realização dos trabalhos, não se afigura necessário proceder ao corte de tráfego.
A fiscalização será assegurada pela IP.
Investigação & Desenvolvimento
Neste âmbito, destacam-se duas parcerias:
- IP/LNEC/Siderurgia Nacional para o desenvolvimento de um estudo para Incorporação de Agregado Siderúrgico Inerte para Construção (ASIC), em misturas betuminosas para pavimentação. O ASIC será utilizado em substituição do agregado natural, com vantagens técnico-económico-ambientais e esta empreitada incluirá um troço experimental para validação dos resultados laboratoriais obtidos e monitorização ao longo do ciclo de vida da mistura. Este é também um contributo para as metas definidas no Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).
- IP/Instituto Superior Técnico para a realização de uma Tese de Mestrado sobre SMA8 e SMA11 para aprofundar o conhecimento sobre misturas betuminosas do tipo SMA (Stone Mastic Asphalt). O SMA apresenta vantagens em matéria de redução da poluição sonora e na durabilidade dos pavimentos, e o objetivo desta parceria é evidenciar as diferenças nos resultados ao nível do atrito, textura e emissão de ruído do pavimento em função do tipo de agregado a integrar na composição da mistura, cujos resultados