Reparação dos Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande

2016-10-31

De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestruturas de Portugal para o ano de 2016 e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade e segurança, foram adjudicados trabalhos de reparação nos túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande, aos pontps quilométricos 35,141 e 31,413, da Linha da Beira Baixa, concelho de Gavião.

A intervenção tem por objetivo evitar a degradação dos túneis corrigindo as anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a sua estabilidade estrutural e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária.

Assim, a obra visa a reparação dos hasteais e da abóbada no interior dos túneis e a conservação dos emboquilhamentos no exterior e prevê, nomeadamente, a execução dos seguintes trabalhos:

  • Alegramento e refechamento das juntas de alvenaria nos portais e na abóbada;
  • Reforço estrutural do sustimento na abóbada com a execução de pregagens;
  • Reforço estrutural do sustimento nos hasteais com betão projetado armado;
  • Execução de drenagem transversal com geodrenos e semitubos;
  • Limpeza e reparação dos parapeitos dos portais e do sistema de drenagem.

A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnasol FGE, pelo valor de 178.837,00 euros e um prazo de execução de 150 dias de calendário. 

Esta ação reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes naturais e da circulação ferroviária.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da Infraestruturas de Portugal.

Os Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande foram construídos em 1891 e têm um comprimento de 102m e 213m respetivamente. Encontram-se todos revestidos, sendo os hasteais em xisto e a abóbada em granito.

 

Túnel do Outeiro Pequeno

Túnel do Outeiro Pequeno 

 

Túnel do Outeiro Grande

Túnel do Outeiro Grande

 

Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis, sendo que destes 90% são centenários permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção.