Reparação dos Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande
De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestruturas de Portugal para o ano de 2016 e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade e segurança, foram adjudicados trabalhos de reparação nos túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande, aos pontps quilométricos 35,141 e 31,413, da Linha da Beira Baixa, concelho de Gavião.
A intervenção tem por objetivo evitar a degradação dos túneis corrigindo as anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a sua estabilidade estrutural e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária.
Assim, a obra visa a reparação dos hasteais e da abóbada no interior dos túneis e a conservação dos emboquilhamentos no exterior e prevê, nomeadamente, a execução dos seguintes trabalhos:
- Alegramento e refechamento das juntas de alvenaria nos portais e na abóbada;
- Reforço estrutural do sustimento na abóbada com a execução de pregagens;
- Reforço estrutural do sustimento nos hasteais com betão projetado armado;
- Execução de drenagem transversal com geodrenos e semitubos;
- Limpeza e reparação dos parapeitos dos portais e do sistema de drenagem.
A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnasol FGE, pelo valor de 178.837,00 euros e um prazo de execução de 150 dias de calendário.
Esta ação reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes naturais e da circulação ferroviária.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da Infraestruturas de Portugal.
Os Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande foram construídos em 1891 e têm um comprimento de 102m e 213m respetivamente. Encontram-se todos revestidos, sendo os hasteais em xisto e a abóbada em granito.
Túnel do Outeiro Pequeno
Túnel do Outeiro Grande
Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis, sendo que destes 90% são centenários permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção.