Reforço da segurança da circulação ferroviária na Linha do Minho
Foi consignada, no dia 7 de junho de 2016, a empreitada de estabilização de taludes aos pontos quilométricos 64,610 - 64,990 (lado esquerdo) e 64,660 - 64,915 (lado direito), da Linha do Minho (concelho de Barcelos).
Ao longo desta extensão, o traçado da via-férrea desenvolve-se em curva, em trincheira, entre taludes graníticos, apresentando o talude do lado esquerdo uma altura máxima de 16 metros e o talude do lado direito de 10 metros.
Num compromisso claro com a segurança e a disponibilidade da infraestrutura ferroviária, a intervenção visa corrigir sinais de instabilidade detetados e que determinaram a implementação de uma limitação de velocidade de circulação de 60 km/h de modo a mitigar os riscos de uma eventual queda de blocos rochosos para a plataforma da via.
A empreitada, adjudicada à empresa DST, SA pelo valor de 321.340,44 euros e com um prazo de execução de 150 dias prevê, nomeadamente, o desmonte de blocos instáveis; a instalação de redes pregadas; o preenchimento de infraescavações com betão solidarizado ao maciço; ancoragens perimetrais flexíveis e a fixação de cabos de reforço horizontais e cerra-cabos para união dos cabos nas ancoragens.
O projeto foi desenvolvido pela IP Engenharia, empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal (IP), sendo a gestão, coordenação e fiscalização da obra assegurada pela IP.