RailNetEurope

2016-04-26
A Assembleia Geral da RailNetEurope (RNE) que se realizou no passado dia 21 de abril com o contributo da IP, contou com a presença do CEO da empresa, António Ramalho, a quem coube a abertura da sessão.
 
Este evento contou com a presença de mais de 50 quadros internacionais entre a estrutura da RNE, representantes dos 35 gestores de infraestrutura e nove corredores internacionais de mercadorias.
 
A intervenção de António Ramalho centrou-se no processo de fusão da empresa, onde destacou a situação de pré-fusão, o ajustamento efetuado, o novo modelo de gestão e os desafios assumidos. Apontou ainda o alinhamento entre a atividade de desenvolvimento do negócio ferroviário internacional promovido pela RNE e a visão estratégica da IP fortemente orientada para o mercado, conjugada com a aposta nos corredores ferroviários de mercadorias.
 
A RNE  foi criada em 2004, sendo uma associação constituída pelos Gestores de Infraestruturas (incluindo a IP) e Organismos de Repartição da Capacidade Europeus, tendo por fim a promoção do tráfego internacional na Infraestrutura Ferroviária Europeia. Os objetivos centrais da RNE são o fornecimento de apoio aos Operadores nas suas atividades internacionais (tanto para serviços de mercadorias como de passageiros) e a melhoria de eficiência dos processos dos Gestores de Infraestrutura.
 
Na sua atividade diária, a RNE dedica-se a simplificar, harmonizar e otimizar os processos ferroviários internacionais, tais como: construção de horários de âmbito europeu; desenvolvimento de abordagens comuns de marketing e vendas (incluindo os Diretórios da Rede); cooperação entre gestores de infraestrutura no domínio das operações, troca de informação sobre a circulação de comboios nas fronteiras em tempo real, e serviços de pós venda. Para saber mais sobre a RNE, consulte www.rne.eu