Proteção anticorrosiva em seis pontes metálicas da Linha da Beira Baixa

2018-06-01
A Infraestruturas de Portugal vai realizar trabalhos de tratamento anticorrosivo em seis pontes metálicas da Linha da Beira Baixa.
 
A empreitada no valor de cerca de 615 mil euros, abrange a intervenção nas seguintes travessias, localizadas nos concelhos de Entroncamento, Constância e Abrantes:
  • Ponte da Pedra; 
  • Ponte da Coutada; 
  • Ponte do Caldeirão; 
  • Ponte dos Quatorze; 
  • Ponte do Rio Torto;
  • Ponte de Alferrarede.
A IP executa de forma periódica intervenções preventivas de manutenção destas estruturas metálicas, por forma a atenuar os efeitos nocivos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição.
 
Estas ações inserem-se no plano anual de manutenção de pontes da IP, com o propósito de assegurar a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança da infraestrutura ferroviária nacional.
 
Recorde-se que, também esta semana foi dado início à empreitada de tratamento anticorrosivo em pontes metálicas na Linha do Sul, no valor de 800 mil euros
Na Linha da Beira Baixa existem 321 pontes e destas, 68 são metálicas.
 
Da rede ferroviária nacional fazem parte 2.358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas - algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico - e que graças ao contínuo trabalho de manutenção e de preservação permanecem ao serviço sem limitações. 
 

Ponte do Rio Torto

Ponte do Caldeirão

Ponte da Coutada