PROJETO UE FP7 ECOSSIAN

2017-02-17

No dia 16 de fevereiro de 2017, entre as 09:00 e as 13:00, foi realizada, nas instalações Sede da Infraestruturas de Portugal, a demonstração “Proteção de Infraestruturas de Transportes contra ciberataques distribuídos”, pela equipa portuguesa do EU-FP7 Projeto ECOSSIAN (European Control System Security Incident Analysis Network).

A equipa, em Portugal, é composta por três entidades, a Infraestruturas de Portugal, a Polícia Judiciária e o INOV, contando com a colaboração da IP Telecom, empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal.

O acesso à demonstração de dia 16 foi restrito a convidados, um pequeno círculo de especialistas, pretendendo-se espelhar os resultados obtidos com o projeto durante os dois primeiros anos de desenvolvimento, por meio de uma demonstração "ao vivo" da plataforma de tecnologia e processos organizacionais em que incorreu.

O ECOSSIAN é um Projeto europeu de cooperação na área da investigação, financiado com fundos europeus no âmbito do Programa-Quadro FP7, iniciado oficialmente a 1 de junho de 2014 e com uma duração de 36 meses, que tem por missão implementar um quadro de alerta prévio e gestão situacional pan-europeu com instalações de comando e controlo, com vista a melhorar a deteção e gestão de incidentes e ataques de cibersegurança altamente sofisticados contra infraestruturas críticas.

O consórcio ECOSSIAN reúne uma equipa europeia de empresas líderes na área industrial e da investigação, uma PME orientada para a investigação e universidades conceituadas. Dezanove parceiros, de 9 países, formam uma cadeia completa que vai desde a pesquisa básica e design de serviços, através de investigação aplicada, até prestadores de serviços orientados para o utilizador final.

Para obter mais informações visite o site do Projeto aqui.