Programa Nacional de Investimentos 2030 em discussão pública

2018-06-20

No dia 19 de junho foi realizada, no LNEC, em Lisboa, a sessão de apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI).

Este evento teve como objetivo proceder ao lançamento do debate público sobre os investimentos estratégicos a endereçar na próxima década, considerando o balanço de execução do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+).

A sessão contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, entre outros membros do Governo, autarcas, Presidentes dos Conselhos Intermunicipais, Presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Presidente da Associação Nacional de Municípios, e Vice Presidente da Confederação Empresarial Portuguesa.

O Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, apresentou o Balanço de Execução Setorial e Global do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas - Horizonte 2014 -2020 PETI 3+, Programa lançado em abril de 2014.

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI) agora apresentado, definirá os investimentos estratégicos da próxima década, alinhado com os objetivos definidos para o Portugal 2030, com incidência na Mobilidade e nos Transportes, fatores-chave para a competitividade externa e para a coesão interna do País, e tendo em conta as temáticas do Ambiente e da Energia, áreas intrinsecamente ligadas à mobilidade.

O processo de Consulta Pública decorre até setembro através de sessões temáticas de debate: Rodovia, Ferrovia, Transporte Públicos e Mobilidade Urbana, Ambiente e Energia incluindo a auscultação de entidades setoriais, da Academia e de especialistas, podendo os contributos dos cidadãos ser apresentados no website portugal2030.pt.

A avaliação das vertentes técnica, económica e financeira será da responsabilidade do Conselho Superior de Obras Públicas.

Ver aqui apresentação do Presidente da Infraestruturas de Portugal