Obras de Modernização na Linha da Beira Baixa – Troço Covilhã-Guarda

2018-07-09

Realizou-se hoje, 9 de julho, uma visita de acompanhamento dos trabalhos para a desmontagem da Ponte metálica sobre o Rio Zêzere ao km 173,739 do troço Covilhã-Guarda da Linha da Beira que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques e do Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.

Esta infraestrutura foi construída no final do século XIX, em 1890, numa zona relativamente plana, estando implantada com um viés acentuado. O tabuleiro é composto por três vãos contínuos, apoiados em dois pilares de alvenaria de pedra e em dois encontros de alvenaria de pedra. O desenvolvimento total do tabuleiro é de 37,5 + 45+ 37,5 m = 120m, o que conduz a 136 m entre extremidades dos encontros.

A desmontagem procede-se com o corte total do tramo entre o encontro do lado da Guarda e o primeiro pilar (tramo 1), previamente suportado por uma grua de grande capacidade. Após o corte total, iniciar-se-á a elevação do tramo com velocidade reduzida e posicionamento do mesmo ao nível do solo.

Com esta desmontagem deu-se início à reabilitação prevista para esta ponte, que culminará com a montagem de uma nova estrutura metálica com novo tabuleiro em betão armado sobre os pilares e encontros existentes objeto de beneficiação e reforço.