Nova Variante a Faro
Abriu ao tráfego, no dia 17 de agosto, a Variante a Faro, um troço importante da Subconcessão do Algarve Litoral, cuja renegociação já ocorreu no corrente ano de 2015.
A abertura ao tráfego decorreu após visita à obra pelo Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Ramalho, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau e pelo Presidente da Concessionária, Rui Sousa.
Com uma extensão total de cerca de 2,5 km dá continuidade ao atual lanço já em serviço entre o Nó de Faro e a EN2, completando a Variante à EN125, executada no âmbito do contrato da Subconcessão do Algarve Litoral.
O novo traçado tem início no Nó com a EN2, estrada de S. Brás e termina na EN125, após o cruzamento com a EM522, no Rio Seco.
Foram asseguradas as acessibilidades à rede viária existente local com duas ligações à rede nos extremos do lanço e a criação de uma ligação intermédia à EN125, que permite também o acesso ao centro da Cidade de Faro e ao Cais Comercial.
Destaca-se, ainda, a intervenção efetuada no alargamento e correção do traçado do rio Seco, ao longo de cerca de 1 050 m e à elevação dos diques das margens.
Cumprindo as recomendações expressas no Estudo Hidrológico do rio Seco e da ribeira das Lavadeiras, foram executadas diversas soluções de melhoria de drenagem da água, que funcionarão como um sistema de emergência para cheias de grande magnitude.
O orçamento de construção da obra ascendeu aos 14 milhões de euros.
A conclusão desta obra, completando a Variante, vem permitir a melhoria da fluidez de tráfego e das acessibilidades a Faro, retirando da cidade o tráfego de passagem, mas também contribuindo para a melhoria da segurança rodoviária na EN125.