Melhoria das condições de mobilidade no Apeadeiro da Madalena, na Linha do Norte
A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de beneficiação das condições de circulação e acesso às plataformas do Apeadeiro da Madalena, na Linha do Norte, no concelho de Vila Nova de Gaia.
Neste apeadeiro, fruto da exiguidade dos terrenos afetos ao domínio público ferroviário (DPF) e da existência de um muro particular confinante com o DPF, o acesso a uma das plataformas era assegurado através de uma área estreita e muito próxima da via-férrea. Tal situação, aliada à passagem de comboios rápidos e de mercadorias sem paragem, com patamares de velocidade entre 100 km/h e 140 km/h, potenciava alguns riscos que importava mitigar.
Deste modo, e tendo em vista esse objetivo, foram estudadas as diferentes alternativas tendo-se concluído que a solução que melhor servia esse propósito passava pela expropriação de uma pequena parcela de terreno, permitindo assim alargar a plataforma e melhorar significativamente as condições de segurança de quem utiliza o apeadeiro.
A intervenção, que teve um investimento associado de cerca de 32 mil euros, caracterizou-se pela construção de um muro em betão armado, o que permitiu o alargamento da plataforma tendo esta sido intervencionada de forma a responder às necessidades de acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
A obra contribuirá de forma relevante para o incremento da segurança de pessoas e bens, para minimizar as ações de trespassing e atravessamento ilegal e, consequentemente, elevar a fiabilidade da exploração ferroviária no principal eixo ferroviário nacional.
A gestão, coordenação e fiscalização da empreitada foi assegurada pela Infraestruturas de Portugal.