Linha do Sul - Empreitada de Regularização de Linha de Água
Foram iniciados os trabalhos de regularização fluvial do ribeiro do Vale da Mata, entre os quilómetros 282,400 e 286,00 da Linha do Sul, no concelho de Silves.
A linha de água em questão, que apresenta elevada vulnerabilidade ao fenómeno das cheias, correndo nas imediações da via-férrea, originou em diferentes momentos a inundação da plataforma de via causando danos nesta, bem como em taludes e passagens hidráulicas, os quais originaram constrangimentos significativos na circulação ferroviária.
A intervenção em curso visa minorar as consequências das cheias na plataforma de via e nas demais estruturas através de intervenções no leito da ribeira e envolve os seguintes trabalhos principais:
- Limpeza de todo o leito do ribeiro, no troço;
- Terraplenagens (saneamentos, escavações aterros e regularizações);
- Colocação de revestimentos (enrocamentos e colchões Reno);
- Execução de muros de proteção e guiamento em gabiões nas proximidades das passagens hidráulicas;
- Execução de dois leitos de cheia alternativos na margem esquerda do ribeiro;
- Arranjo paisagístico das zonas intervencionadas.
A empreitada foi adjudicada à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A. pelo valor de 1.329.000,01 euros e um prazo de execução de 420 dias de calendário.
O projeto foi desenvolvido pela GIBB Portugal e a fiscalização dos trabalhos será assegurada por consórcio constituído pelas empresas COBA/TECNOFISIL/PENGEST/TYPSA.