Linha do Minho
A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de pintura de quatro pontes metálicas na Linha do Minho, localizadas nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Viana do Castelo:
- Ave ao km 24,055;
- Cávado ao km 49,519;
- Neiva ao km 66,357;
- Âncora ao km 95,540.
A intervenção, com um investimento associado de cerca de 900 mil euros, teve como propósito assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade.
No âmbito dos trabalhos foi executada a decapagem integral das pontes com jato de areia para remoção de toda a tinta existente, bem como de eventuais focos de corrosão, tendo posteriormente sido aplicado um esquema de pintura composto por três camadas de tinta.
De referir que, na Ponte do Rio Ave, no contexto da empreitada e complementarmente a esta, tirando partido do know-how interno, foram executados, pelas equipas de Execução de Pontes da IP, trabalhos de substituição e reparação de peças metálicas rebitadas.
Na empreitada, com duração de 210 dias, estiveram envolvidos três subempreiteiros e uma média de 25 trabalhadores/dia com funções em frentes de obra, para além dos colaboradores da IP que asseguraram a gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos.
A intervenção, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, foi desenvolvida sem comprometer a circulação regular de comboios cumprindo igualmente com as exigências ambientais relacionadas com as medidas de proteção à dispersão de resíduos.
Da rede ferroviária nacional fazem parte 2358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas - algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico - e que graças aos esforços de preservação e manutenção permanecem ao serviço sem limitações.
Na Linha do Minho existem 157 pontes e destas 14 são metálicas.