Linha do Minho

2015-06-18
A Infraestruturas de Portugal consignou os trabalhos da empreitada de reabilitação da superstrutura de via (descendente), entre os km 4,300 e 5,050, na Linha do Minho, freguesia de Rio Tinto.
 
A empreitada, com um prazo de execução de 60 dias, foi adjudicada à empresa FERGRUPO – Construções e Técnicas Ferroviárias SA pelo valor de 125.827,50 euros, montante ao qual acrescem os materiais de via a aplicar com um custo estimado de 145 mil euros. O Projeto e a Fiscalização são da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.
 
Esta intervenção, de carácter imprescindível pela situação última de fadiga em que se encontram os diversos elementos constituintes do armamento de via neste troço,  assume especial relevância dada a grande intensidade de tráfego ferroviário, cerca de 240 circulações por dia, comportando circulações pesadas de mercadorias e de passageiros.
 
Dando sequência ao processo de reabilitação da via ascendente, concretizado em 2013, a presente empreitada compreenderá, designadamente, a substituição integral do carril, a substituição de travessas de madeira por travessas de betão bibloco, e o ataque mecânico pesado, incluindo regulação de balastro e estabilização dinâmica de via. 
 
Com a conclusão da obra serão mitigados os riscos de descarrilamento;  incrementadas as condições de segurança das circulações ferroviárias, de pessoas e bens;  assegurada uma maior fiabilidade de exploração e, simultaneamente, reduzidos os custo de manutenção.