Linha do Douro
A IP concluiu a empreitada de estabilização dos taludes contíguos aos Túneis do Bagaúste e de Pedra Caldeira, respetivamente aos km 107,287 e 109,092 da Linha do Douro, no concelho de Peso da Régua.
A intervenção, com um investimento associado de cerca de 110 mil euros, teve como propósito assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança da infraestrutura ferroviária, corrigindo anomalias detetadas em inspeções, nomeadamente alguns fenómenos de rotura no maciço xistoso.
Assim, para proceder à estabilização dos taludes foram aplicadas redes moldadas por malha hexagonal de tripla torsão galvanizadas. Junto ao Túnel de Bagaúste foi ainda construído um muro de betão armado de modo a conter eventuais derrocadas de material fragilizado, evitando assim a ocupação da via-férrea. O muro foi capeado na face exterior em pedra de xisto argamassada enquadrando a intervenção, do ponto de vista paisagístico, com a zona protegida do Alto Douro Vinhateiro.
No âmbito da empreitada foram igualmente beneficiadas as condições de drenagem da zona de emboquilhamentos dos túneis com a limpeza, desmatação e saneamento de vegetação, e encaminhamento das águas através da reparação/construção de valetas de drenagem ao longo dos taludes.
De referir que para o desenvolvimento dos trabalhos, que decorreram exclusivamente em período noturno e sem comprometer a circulação ferroviária, houve necessidade de encontrar soluções que garantissem o acesso de meios humanos, materiais e equipamentos às frentes de obra, paralela ao rio Douro, obrigando a uma logística complexa.
Estas ações, da responsabilidade da IP, à semelhança de outras inscritas no plano de manutenção, reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada foi também assegurada pela IP.