Linha de Cintura

2018-05-14

Foi consignada a empreitada de beneficiação da superestrutura de via, no troço Chelas-Braço de Prata, da Linha de Cintura, em Lisboa.

A obra, com um prazo de execução de 270 dias de calendário foi adjudicada à Neopul, S.A. pelo valor de 2.821.461,12 euros, a que acresce o custo associado aos materiais fornecidos pela IP de cerca de 1.050.000 euros, representando um investimento global de 3,9 milhões de euros.

A Linha de Cintura constitui uma das principais vias ferroviárias da área suburbana de Lisboa, onde circulam em média cerca de 300 comboios por dia, assegurando a interligação com todas as linhas radiais com términus na capital, designadamente, linhas do Norte, Sintra, Oeste, Cascais e Sul.

Esta interligação, potenciada pela sua implantação no tecido urbano da cidade e pelo seu traçado semicircular, confere à Linha de Cintura, e em particular ao troço em referência, uma importância estratégica no contexto da rede ferroviária nacional, garantindo as ligações dos comboios de passageiros de longo curso, através da Ponte 25 de Abril, bem como dos comboios de mercadorias ao Porto de Lisboa.

Face ao número de circulações no troço e à degradação generalizada dos elementos constituintes da superstrutura de via, esta intervenção assume especial relevância e trará impactos diretos ao nível da segurança, qualidade, fiabilidade e disponibilidade da infraestrutura; redução dos custos de manutenção; melhoria dos níveis de conforto e comodidade para o passageiro e redução dos níveis de emissão de ruído.

A obra, da responsabilidade da IP, contemplará, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão;
  • Substituição de carril e transformação de barra curta em barra longa soldada;
  • Beneficiação do sistema de drenagem em toda a extensão do troço;
  • Desguarnecimento mecânico com depuração de balastro, rebalastragem e ataque mecânico pesado;
  • Retificação de traçado de via, incluindo na inserção da Concordância de Xabregas;
  • Beneficiação dos atravessamentos de nível no Apeadeiro de Marvila e Estação de Chelas.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP, tendo o Projeto de Execução sido desenvolvido pela IP Engenharia.